30/06/2023

Pearl Jam espera lançar novo álbum de estúdio em 2024

Por Francisco Alves

Em uma nova entrevista com Kyle Meredith, o baixista do Pearl Jam, Jeff Ament, falou sobre o progresso da composição e das sessões de gravação para o sucessor do álbum de 2020 da banda, “Gigaton”. Ele disse: “Acho que ouvi o Stone [Gossard, guitarra] dizer que o álbum estava pronto, mas sei com certeza que não está. Acredito que nem todas as músicas estão prontas.

“A parte mais difícil de fazer um álbum muitas vezes é decidir quais músicas serão incluídas nele, se precisamos gravar mais uma música, qual será a arte da capa e o título, e todas essas coisas”, explicou Jeff. “E sei com certeza que todos querem folga no verão, porque o verão passado foi um pouco cansativo. Daqui a uma semana, vou desligar tudo. E sei que nesse ponto o álbum ainda não estará pronto, então em setembro ainda estaremos… As perguntas que temos sobre onde estamos e tudo mais, faremos essas perguntas novamente e as revisitaremos. Mas acredito que todos esperam lançar um álbum no próximo ano. Se lançarmos um álbum no próximo ano, provavelmente faremos alguns shows a mais. Há alguns lugares onde não tocamos há muito tempo. Acredito que já tenhamos algo agendado.”

Em relação à inspiração para o novo material do Pearl Jam, Ament disse: “Bem, temos falado muito, nos últimos três ou quatro anos, sobre como ganhamos o direito de fazer o que diabos quisermos agora. Então, por que não levar isso até o fim? Dizer algo como: ‘Todo mundo, faça uma lista das 10 coisas que você quer fazer nessa banda antes de acabarmos. Em qual cidade você nunca tocou? Ou em qual local você gostaria de voltar? Que tipo de música você quer compor? Ou qual causa você quer apoiar no contexto da banda?’ São coisas sobre as quais falo.

“Parece que chegamos a um ponto em que deveríamos ser capazes de dar uma guinada importante”, continuou ele. “Ganhamos o direito de, tipo… E isso é difícil, porque são cinco de nós puxando a carroça. E às vezes acabamos puxando a carroça em direções opostas. É como abraçar tudo isso – abraçar as ideias de todos, as esperanças, os sonhos e os estilos de cada um.

“Temos essa comunidade incrível como banda, e as famílias dentro da banda, e as pessoas com quem trabalhamos e que trabalharam conosco por, tipo, 32 anos em alguns casos. Levou todo esse tempo para funcionar de forma tão eficiente. Deveríamos estar arrasando agora em todos os sentidos. Acho que é isso que esperamos musicalmente. Queremos dar uma guinada e queremos acessar as melhores partes de cada um e florescer dentro disso. Queremos apoiar as melhores partes de cada um para, consequentemente, fazer a melhor música.

“Às vezes, há muito ego envolvido, e se alguém sente que está trabalhando mais do que a outra pessoa, ou qualquer coisa do tipo, mas se pudermos deixar isso para trás e nos concentrar em como apoiar uns aos outros para que cada pessoa traga o melhor para a música em que estamos trabalhando agora”, acrescentou Ament. “E acho que é isso que estamos tentando fazer. O que temos feito nos últimos anos, parece que acertamos em algumas ocasiões.”

\m/ Long Live Rock! \m/