18/12/2020

Max Cavalera fala sobre os planos para o próximo álbum do Soulfly

Por Francisco Alves

A lenda do Metal brasileiro Max Cavalera (Soufly, Sepultura Killer Be Killed, Cavalera Conspiracy) e Jake Shuker da banda de Metal síria Maysaloon participaram de uma transmissão ao vivo do World Metal Congress na última terça-feira, 15 de dezembro. Durante o bate-papo de uma hora, que pode ser visto abaixo, eles discutiram as conexões entre a comunidade global e os muitos paralelos entre as experiências de Max e Jake.

Falando sobre seus planos para o próximo álbum do Soufly, Max disse: “Estou escrevendo agora com meu filho Zyon [baterista do Soulfly]. E é muito legal, porque está um pouco de volta ao ponto de partida. Eu me sinto muito escrevendo esse novo álbum semelhante a escrever coisas como ‘Beneath The Remains’ [do Sepultura], porque eu costumava tocar muito com o Igor [ex-baterista do Sepultura], com meu irmão. Passávamos tempo tocando algumas vezes duas ou três vezes por semana, só nós dois, e então, no fim de semana, os outros caras do Sepultura viriam se juntar a nós. E é exatamente assim que estou escrevendo o novo Soufly – com meu filho Zyon.”

Sobre a direção musical do novo material do Soufly, Max disse: “[Zyon] meio que [disse], ‘Eu acho que seria legal se você fizesse um álbum que mostrasse todas as suas influências – desde o início.’ Mesmo do Black Metal, material Death Metal de ‘Morbid Visions’ até o material Thrash de ‘Arise’ [ambos do Sepultura] e Nailbomb e o material tribal – ‘Chaos A.D.’ e ‘Roots’ [também do Sepultura] – e então Soufly [e] Killer Be Killed. Há muitas influências musicais ao longo de todos esses anos. Então, vou tentar. Vai ser um desafio, mas estamos sempre prontos para um desafio.

“Acredito que não importa quantas coisas você tenha feito, acho que você sempre pode sonhar em alcançar o melhor; você sempre pode tentar fazer melhor”, continuou ele. “Você sempre pode pelo menos tentar. Talvez você tenha sucesso, talvez não – eu não sei. Mas você dá o seu melhor. Você realmente, realmente tenta o melhor que pode.

“Então, sim, estou escrevendo riffs agora – apenas compilando riffs. Uma das coisas sobre o COVID é que podemos fazer gravações de estúdio. Mesmo as gravações caseiras são ótimas. Nos dias de hoje, muitas pessoas estão gravando casa.”

\m/ Long Live Rock! \m/