17/04/2023

Estátua em homenagem a Brian Johnson é revelada na cidade onde ele fez seu primeiro show com o AC/DC

Por Francisco Alves

Os fãs da banda australiana de Rock AC/DC agora podem admirar uma estátua do vocalista Brian Johnson na cidade belga de Namur. No último domingo 16/04/2023, ela foi inaugurada na Esplanada AC/DC, praça em frente à Expo onde a banda tocou pela primeira vez as músicas de seu famoso álbum “Back in Black” com o, então, novo vocalista Brian Johnson em 29 de junho de 1980.

“Black in Black” é um dos álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos. Naquela noite, pela primeira vez, a banda fez uma versão ao vivo de sete músicas. deste álbum.

Em janeiro de 2020, 40 anos depois, alguns fãs da banda resolveram o problema por conta própria. Eles se encontraram com o prefeito de Namur, Maxime Prévot, e contaram a ele sobre o show, mencionado nas biografias do AC/DC. Eles sentiram que algo deveria ser feito. Nomear uma rua com o nome de Johnson ou da banda, por exemplo.

A crise da coroa atrapalhou os trabalhos, mas em 29 de junho de 2021 – exatamente 41 anos após o show – o conselho da cidade de Namur finalmente votou por unanimidade para nomear a praça em frente ao local da Expo após o nascimento do grupo: Esplanada AC/DC . E hoje, na mesma praça, foi inaugurada uma estátua do vocalista Brian Johnson, rodeado de fãs felizes.

O projeto surgiu após uma campanha de crowdfunding lançada pelos fãs do AC/DC, Michel Remy, Mike Davister e Georges Boussingault, além do apoio da estação de rádio nacional RTBF Classic 21.

A estátua em si foi criada pela empresa Design Stone de Libramont usando pedra azul belga de alta qualidade, uma pedra natural extraída na Bélgica, que supostamente tem entre 150 milhões e 350 milhões de anos.

\m/ Long Live Rock! \m/