12/12/2020

Tarja Turunen e Floor Jansen conversam sobre vida e música em chat ao vivo

Por Francisco Alves

Na terça-feira, 8 de dezembro, a ex-vocalista do Nightwish Tarja Turunen participou de um chat ao vivo no Instagram com o atual vocalista do Nightwish, Floor Jansen.

Falando sobre como ela tem passado o tempo de inatividade do coronavírus, Floor disse: “Estou escrevendo uma nova música. Gostaria de lançar um disco solo em algum momento. É super empolgante e exige tempo para construir algo do zero, você não pode deixar a peteca cair.”

Sobre a direção musical de seu material solo, Jansen disse: “Isso é o que eu tenho feito este ano – tentando dar a isso algum tipo de forma. Eu só poderia dizer que não é Metal e não é Rock. Mas há muito mais você pode fazer. E ainda há certos sabores no meu som. Tenho um jeito para música dark e melodramática, e certamente não sou uma rainha do pop; nunca serei isso. Então, estou tentando descobrir o que é então. E esse é um processo bem lento.”

De acordo com Floor, sua aparição em 2019 no reality show holandês “Beste Zangers” (“Melhores Cantores”) foi o ímpeto de que ela precisava para seguir seu próprio caminho musical em seu país natal.

“Isso mudou muitas coisas e deu início a uma carreira solo que eu meio que nunca imaginei, porque me sinto muito realizada com o que tenho feito com o Nightwish nos últimos anos”, disse ela. “Minha primeira pergunta para mim mesma foi: ‘Não é o suficiente? Você tem uma banda. Você tem uma família. Talvez seja o suficiente.’ Mas é engraçado como as coisas começam a coçar, porque a criatividade quer fluir. E fiquei mais interessada em escrever novamente, e todos os altos e baixos relativos a isso, porque quando se trata de cantar, tenho progredido mais do que em termos de composição. Então, tipo, eu sou bom o suficiente? E com quem eu quero escrever? E com quem eu quero trabalhar? Mas é uma jornada tão extraordinária que estou tão feliz por ter feito uma chance de fazê-lo. Explorar é vital e é ótimo. E se algum momento do mundo for bom para isso, é agora.”

Turunen e Jansen fizeram um dueto na edição de 2013 do Metal Female Voices Fest no Oktoberhallen em Wieze, Bélgica. As mulheres uniram forças em uma versão cover de “Over The Hills And Far Away”, originalmente escrita e gravada pelo cantor e guitarrista da Irlanda do Norte Gary Moore e anteriormente coberta pelo Nightwish no EP de 2001 com o mesmo nome.

Jansen fez sua estréia ao vivo como a vocalista do Nightwish em 1 de outubro de 2012 no Showbox Sodo em Seattle, Washington após a saída abrupta da vocalista da banda por cinco anos, Anette Olzon.

Jansen se juntou oficialmente ao Nightwish em 2013 e fez sua estréia na gravação com o grupo no álbum “Endless Forms Most Beautiful” de 2015.

Nono álbum de estúdio do Nightwish, “Human.: II: Nature.” , foi lançado em abril pela Nuclear Blast. O esforço é um álbum duplo contendo nove faixas do CD principal e uma longa, dividida em oito capítulos no CD 2.

No ano passado, Turunen dispensou a conversa na Internet sobre seu possível retorno ao Nightwish após sua reunião no palco em dezembro de 2017 com o baixista / vocalista da banda Marco Hietala durante um show “Raskasta Joulua” em Hämeenlinna, Finlândia.

“Eu sei que muitos fãs adorariam ver algo acontecer, mas é muito longe”, disse ela à Kerrang! revista. “Pessoalmente, não vejo nada acontecendo comigo e com eles, para ser sincero. O Marco entrou um pouco mais tarde na banda; ele não estava lá desde o início. Ele sempre foi um cara de quem eu era próximo. [Nightwish tecladista / líder] Tuomas Holopainen, no entanto, não nos vemos há muito tempo … mas temos estado em contato. Não é ruim. O passado é o que é; não podemos mudar isso. Só podemos mudar o futuro.”

Turunen foi demitida do Nightwish no final da turnê da banda em 2005 por ser presenteado com uma carta aberta que foi publicada no site do Nightwish ao mesmo tempo. Na carta, os outros membros do Nightwish escreveram: “Para você, infelizmente, negócios, dinheiro e coisas que nada têm a ver com emoções se tornaram muito mais importantes.”

Holopainen mais tarde chamou a decisão de se separar de Turunen de “a coisa mais difícil que já tive de fazer”. De sua parte, Tarja disse que a maneira como ela foi expulsa do grupo provou que seus ex-companheiros de banda não eram seus amigos. “Talvez um dia eu perdoe, mas nunca esquecerei”, disse ela.

Agora você pode assistir toda a discussão de 48 minutos abaixo.

\m/ Long Live Rock! \m/