11/10/2021

Santana revela clipe de novo single “Move” e releitura de clássico do Procol Harum

Por Francisco Alves

Santana revela clipe de “Move”, parceria com Rob Thomas, vocalista do Matchbox 20, e American Authors, que fará parte do novo álbum “Blessings and Miracles” será lançado noa próxima sexta-feira, dia 15 de outubro pela BMG.

“‘Move’ surgiu de maneira muito parecida com a forma como ‘Smooth’ aconteceu” 22 anos atrás, lembra Santana. “Foi como se surgisse uma intervenção divina e eu sabia que tinha que gravar com Rob. A música é sobre o despertar de tudo em seu ser. Acenda e ative a si mesmo – você sabe… se mova. Quando Rob e eu trabalhamos juntos, temos um som incrível”.

A faixa conta ainda com backing vocals da banda de Rock Alternativo American Authors e abre passagem para uma estelar lista de convidados quem compôe o novo álbum como Chick Corea, Chris Stapleton, G-Eazy, Diane Warren, Steve Winwood, Rick Rubin, Corey Glover, Kirk Hammett, entre outros. Já foram revelados os singles “She’s Fire”, com Diane Warren e G-Eazy, e uma releitura de “A Whiter Shade of Pale”, clássico do Procol Harum com vocais de Steve Winwood.

Santana passou grande parte dos últimos dois anos gravando o álbum, feito quase totalmente à distância durante a pandemia. Quanto à seleção de artistas que colaboraram, Santana admite que às vezes fica surpreso com a forma como eles entram magicamente em sua vida. “Eu não escolho pessoas – é como se eu fosse escolhido”, diz ele. “Estou honrado em trabalhar com artistas tão incríveis. Sinto-me como um surfista surfando nas ondas que se transformam em canções destes diferentes criadores. Tenho muita sorte de ter a oportunidade de fazer isso e valorizo bastante”.

Sobre Winwood, Santana relembra que estava com ele num concerto no Hyde Park de Londres, quando pintou a ideia de fazer uma nova versão para essa canção. “Disse: temos de fazer isto, mas vamos fazê-lo de uma forma muito sexy, com um homem cantando de forma sexy. A voz do Steve é muito bonita e sexy”, comentou.

Winwood acrescentou: “Carlos tem feito o que tenho tentado fazer nos últimos 50 anos, uma combinação de elementos de rock, jazz, folk e música latino africana. A genialidade do Carlos vem dessa mistura. Toquei com o Carlos em inúmeras ocasiões nos últimos 50 anos e estou muito contente de voltar a trabalhar com ele.”

Membro do Rock’n’Roll Hall of Fame e multipremiado em uma carreira que passa por mais de cinco décadas como sinônimo de qualidade e bom gosto em rock, pop, psicodelia e música latina, Santana quer continuar se desafiando e surpreendendo o público. Com um clipe dirigido por Matt Earl, “Move” e os novos singles estão disponíveis em todas as plataformas de música.

\m/ Long Live Rock! \m/