Ouça “Scarlet”, música inédita dos Rolling Stones gravada com Jimmy Page nos anos 70

Os Rolling Stones lançaram, nesta quarta-feira (22), uma música até então inédita chamada “Scarlet”. A faixa, com participação do guitarrista Jimmy Page (Led Zeppelin) e do baixista Rick Grech (Blind Faith), integrará o relançamento do álbum “Goats Head Soup” (1973), que chega a público no próximo dia 4 de setembro em CD e vinil.

Apesar de fazer parte da tracklist da nova edição de “Goats Head Soup”, a música “Scarlet” foi gravada em outubro de 1974, mês em que “It’s Only Rock ‘n Roll” (1974) foi lançado. Ou seja: ao que tudo indica, a canção pertence ao ciclo que gerou o disco “Black and Blue” (1976), o primeiro sem o guitarrista Mick Taylor e com vários músicos sendo testados para a vaga – que acabou ficando com Ronnie Wood.

Em publicação nas redes sociais, Jimmy Page explicou que foi convidado para gravar “Scarlet” pelo próprio Ronnie Wood, em uma sessão que teria participação do guitarrista Keith Richards e do tecladista Ian Stewart. A formação foi completada por Rick Grech no baixo e um baterista que Page não conhecia, mas que era o engenheiro de som da época. Wood, curiosamente, não toca na faixa.

O trabalho foi concluído em outra sessão, na noite seguinte, quando Jimmy Page gravou alguns solos de guitarra. A música acabou não sendo lançada na época, porém, recentemente, Page foi avisado pelo vocalista Mick Jagger que a canção seria divulgada na nova edição de “Goats Head Soup”.

Curiosamente, o vínculo entre Rolling Stones e Led Zeppelin já havia se estendido em outros trabalhos. Conforme apontado pelo Ultimate Classic Rock, o baixista John Paul Jones fez os arranjos de corda em “She’s A Rainbow”, dos Stones, enquanto Jimmy Page tocou na trilha sonora de “A Degree of Murder”, de Brian Jones. Ian Stewart, que não era membro original dos Stones, tocou piano em “Rock and Roll” e “Boogie With Stu”, do Led.

Houve, ainda, outras parcerias em shows e projetos diferentes posteriormente, como a ocasião em que Jimmy Page tocou na música “One Hit (To the Body)”, faixa de abertura do álbum “Dirty Work” dos Rolling Stones, lançado em 1986. Ele foi à sessão acreditando que o trabalho seria usado em um disco solo de Keith Richards.

A nova edição de “Goats Head Soup” será lançada, em 4 de setembro, nas seguintes versões: CD simples e duplo, edições em vinil e box set com 4 CDs.

Além da gravação original em uma mixagem nova em estéreo, o relançamento oferece raridades e mixagens alternativas, o áudio integral do show em Bruxelas (Bélgica) de outubro de 1973 e três faixas inéditas, que são “Criss Cross” (já lançada como single) e “All the Rage”, além de “Scarlet”.

Assista ao clipe de “Criss Cross” a seguir:

Recentemente, em abril, os Stones lançaram a inédita “Living in a Ghost Town”, gravada durante a pandemia do novo coronavírus. Confira o clipe da faixa a seguir:

\m/ Long Live Rock! \m/

Tags , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta