14/01/2022

Meshuggah anuncia novo álbum ‘Immutable’

Por Francisco Alves

Os pioneiros suecos do Metal tecnológico extremo, Meshuggah, lançarão seu novo álbum, “Immutable”, no próximo 1º de abril pela Atomic Fire Records.

Destinado a ser um dos lançamentos mais aclamados e comentados de 2022, “Immutable” mais uma vez mostra o brilho coletivo do Meshuggah, incluindo algumas das performances mais impressionantes que eles já executaram.

Seis anos depois do mais recente full-lenght da banda, “The Violent Sleep Of Reason”, 2022 traz uma nova e temível revelação do Meshuggah. Quebrando até mesmo as mais altas expectativas, o nono álbum da banda é simplesmente sua aventura sonora mais selvagem e esotérica até agora. Gravado no Sweetspot Studios em Halmstad, Suécia, mixado por Rickard Bengtsson e Staffan Karlsson e masterizado pelo vencedor do Grammy Vlado Meller (Metallica, Rage Agaist the Machine, Red Hot Chilli Peppers, System of a Down), “Immutable” estará disponível em vários formatos de CD, vinil e fita e entra em pré-venda em 28 de janeiro, e o primeiro single será revelado muito em breve. A impressionante arte da capa foi mais uma vez criada pelo visionário artista Luminokaya.

Para o guitarrista Mårten Hagström, era impossível resistir à tarefa de embarcar em mais uma odisseia do tech-metal sem precedentes.

“O título se encaixa perfeitamente para onde estamos como banda”, conclui Mårten. “Estamos mais velhos agora. A maioria de nós está na casa dos cinquenta agora, e nos estabelecemos em quem somos. Mesmo que tenhamos experimentado o tempo todo, também acho que temos sido os mesmos desde o primeiro dia. A maneira como abordamos as coisas e por que ainda fazemos novos álbuns, e por que ainda soamos do jeito que soamos, é imutável. A humanidade também é imutável. Cometemos os mesmos erros repetidamente. E somos imutáveis. Fazemos o que fazemos , e nós não mudamos.”

A banda de metal mais inventiva e criativa dos últimos 30 anos e uma das mais reverenciadas, o Meshuggaht em sido o porta-estandarte da criatividade com visão de futuro na música pesada ao longo de suas ilustres carreiras. Ao longo de mais de 30 anos e oito álbuns de estúdio, os mavens progressivos amplamente adorados da Suécia redefiniram consistentemente o que significa ser pesado, exibindo uma inteligência feroz que desmente o peso esmagador de seus riffs. Desde a selvageria inovadora de “Destroy Erase Improve” de 1995 até as explorações tecnológicas psicodélicas de “CatchyThirtyThree”, e até o grotesco simplificado de “ObZen” e “Koloss”, Meshuggahsempre esteve muito à frente do jogo e claramente sem par.

Em outubro de 2020, o baterista do Meshuggah, Tomas Haake, confirmou ao “Mosh Talks With Beez” do Knotfest.com que a banda passou grande parte do tempo de inatividade durante a pandemia do COVID-19 trabalhando em material novo.

Em relação à direção musical das novas músicas do Meshuggah, Tomas disse: “Claro, temos uma certa estrutura que ainda queremos soar como Meshuggah, queremos ter esse som de assinatura, queremos que as pessoas possam – mesmo que não tenham Não ouvi a música [antes] — na melhor das hipóteses, é tipo, ‘Ah, isso tem que ser Meshuggah’, mesmo que seja uma coisa totalmente nova. Então, espero que seja algo que estejamos buscando. Mas com isso dito No que diz respeito à música, tentamos fazer o oposto do que o AC/DC vem fazendo há 40 anos. Então, não estamos tentando escrever o mesmo álbum repetidamente. isso ou não, isso depende mais dos nossos fãs e outras pessoas, mas esse é definitivamente o objetivo. Nós tentamos o nosso melhor para encontrar novos caminhos dentro da estrutura do que devemos ser, eu acho. Não quero realmente sair disso também. Não queremos ser outra banda de repente ou algo que não fomos ou que não seja fiel ao que está fazendo.”

Meshuggah é:

Jens Kidman – Vocais
Mårten Hagström – Guitarras
Dick Lövgren – Baixo
Fredrik Thordendal – guitarras
Tomas Haake – Bateria

\m/ Long Live Rock! \m/