14/01/2022

Ian Anderson não acha que Jethro Tull pertença ao Rock And Roll Hall of Fame

Por Francisco Alves

A lenda do Rock Progressivo, Ian Anderson, membro fundador do Jethro Tull, foi questionado em uma nova entrevista com Jeff Gaudiosi do MisplacedStraws.com sobre o lugar de sua banda no Rock And Roll Hall Of Fame. Ele respondeu: “Bem, até agora, é uma sensação de alívio que eu não tive que enfrentar a embaraçosa perspectiva de ser convidado para o Hall Of Fame, para ser introduzido no Hall Of Fame, porque eu mantenho por muito tempo a posição de que o Rock And Roll Hall Of Fame é uma instituição americana sobre música de inspiração americana. Não necessariamente exclui músicos de outras nacionalidades, mas acho que deve ser essencialmente sobre música americana. Não necessariamente exatamente Rock and Roll – não estamos falando de Chuck Berry ou Little Richard ou Elvis Presley ou o que quer que seja, mas estamos falando, em termos gerais, de música Pop e Rock. Há um certo tipo de estilo americano, e certamente Os Rolling Stones, por exemplo, se encaixam perfeitamente porque eles devem tudo à música americana, enquanto, eu acho, Jethro Tull, além do primeiro álbum, eu diria que não há muito americano nos estilos musicais com os quais eu costumo trabalhar. acho que somos apropriados como induzidos em para o Rock And Roll Hall Of Fame.”

Ele continuou: “Mas o outro lado da moeda é quando o Rock And Roll Hall Of Fame abriu suas portas, fez isso com algumas exposições do Jethro Tull, que eu forneci a eles, e eles estavam em Cleveland quando o lugar estava brilhando. e novo e fui dar uma olhada. Não é como se estivéssemos divorciados de tudo isso, mas acho que há uma pequena diferença quando se trata de ser introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame. E felizmente, eu não vou ter vergonha de ter que dizer que estou lavando meu cabelo naquela noite e não posso ir onde quer que eles façam essas coisas.”

Ian acrescentou: “Historicamente, Jann Wenner [co-fundador e editor da revista de cultura popular Rolling Stone], que, até onde eu sei, ainda é um dos chefões que se senta nesse conselho e decide quem será admitido por meio de seu grandes portais, ele sempre teve uma grande antipatia pelo Jethro Tull, desde os dias da Rolling Stone. Então não estamos na lista de favoritos dele com certeza, e tudo bem; isso é bom para mim. Mas genuinamente, eu respeito enormemente a instituição do Rock And Roll Hall Of Fame, mas não acho que realmente pertençamos lá. Eu posso pensar em alguns artistas que provavelmente fazem, que não fazem parte disso. Eles devem muito à música americana, e a música americana também deve algo a eles, porque eles continuaram a manter viva a chama da música americana em todo o mundo, mesmo que não sejam cidadãos dos EUA.”

Apesar de artistas serem elegíveis para o Rock And Roll Hall Of Fame 25 anos após o lançamento de seu primeiro álbum ou single, bandas icônicas de Hard Rock e Metal como Iron Maiden e Judas Priest ainda não foram reconhecidas pela instituição, que introduziu o Guns N’ Roses no primeiro ano de elegibilidade desse grupo.

O Rock Hall não introduziu o Black Sabbath até 2006, e o Metallica o seguiu três anos depois.

As regras do Rock Hall afirmam que os artistas se tornam elegíveis um quarto de século após o lançamento de seus primeiros discos, mas o Hall também afirma que outros “critérios incluem a influência e o significado das contribuições dos artistas para o desenvolvimento e perpetuação do Rock ‘N’ Roll”. que é, naturalmente, aberto à interpretação.

Elegível para a indução desde 1999, o KISS não recebeu sua primeira indicação até 2009 e foi finalmente empossado em 2014.

O Deep Purple foi elegível para o Rock Hall desde 1993, mas não foi empossado até cinco anos atrás.

O Priest estava na cédula para a indução do Rock Hall há dois anos, mas não recebeu votos suficientes para fazer a turma de 2020.

Tendo sido elegível para a indução desde 1999, Priest estava anteriormente na cédula para a classe de 2018 do Rock And Roll Hall Of Fame, mas acabou sendo deixado de fora da lista de induzidos.

O Iron Maiden estava na cédula para a indução do Rock Hall no ano passado, mas não chegou à turma de 2021.

\m/ Long Live Rock! \m/