26/04/2022

Hayley Williams canta “Misery Business” com Billie Eilish no palco do Coachella

Por Francisco Alves

Os fãs de Paramore provavelmente pensaram que nunca veriam Hayley Williams cantando “Misery Business” novamente. Desde 2018, a cantora decidiu excluir a música da setlist de seus shows, mesmo sendo um dos maiores sucessos da banda, devido ao teor misógino da letra.

É possível, entretanto, que Williams tenha enfrentado certa dor de cabeça nas últimas semanas devido à repercussão negativa dos covers de “Misery Business” feitos por Machine Gun Kelly (MGK). Se uma mulher que é a própria autora da música decidiu que “chamar alguém de vadia não é legal”, parece pouco apropriado que um homem o faça repetidamente ao vivo.

Para entender a polêmica, a banda MGK subiu ao palco do Lollapalooza Argentina no sábado, dia 19/04, e chamou a atenção das pessoas na internet por seu cover de “Misery Business”. Muitos usuários do Twitter, então, criticaram o rapper por ter incluído em seu repertório uma música que a própria Hayley Williams decidiu retirar da setlist do Paramore por conta de sua conotação levemente misógina e o incentivo à rivalidade feminina.

Alguns comentários feitos por internautas foram: “É muito triste que esse cara tenha uma guitarra e ache que está mudando a história do Rock”; “Nesse momento eu estou tentando descobrir qual base legal eu tenho para processar o MGK por essa tortura horrorosa”. Outro escreveu: “Como estamos em um mundo onde Hayley williams foi ridicularizada por escrever algo “tão misógino” que o Paramore parou de tocar ao vivo… mas agora um HOMEM!! continua tocando essa música ao vivo… e ainda soando uma merda!!!!! e ele continua se safando disso!”

No último sábado, 23, então, a cantora deixou o público em polvorosa ao subir ao palco do Coachella de surpresa durante o show de Billie Eilish. Além de cantar o sucesso “Happier Than Ever” com a cantora americana, Hayley surpreendeu ainda mais ao apresentar uma versão acústica de “Misery Business”, retomando a autonomia sobre sua própria composição.

Na versão ao vivo, Billie Eilish foi quem ficou responsável pelo verso polêmico “once a whore, you’re nothing more” (“uma vez uma vadia, você não será mais nada), e a jovem decidiu não dizer em voz alta a palavra “whore”. A performance repercutiu com intensidade na internet e a decisão de Williams foi celebrada. Confira um vídeo do momento:

\m/ Long Live Rock! \m/