Battle Beast – Circus Of Doom

Resenha por: Dom Lawson

Gravadora: Nuclear Blast
Lançamento: 21/01/2022
Gravado e mixado no JKB Studios, Helsinki, Finlândia
Masterizado no Finnvox, Helsinki, Finlândia

Por mais que muitos de nós gostemos de chafurdar na escuridão e no terror, praticamente todo mundo é suscetível a doses ocasionais de alegria bombástica e bombástica do Heavy Metal. O Battle Beast é especialista certificado neste departamento, é claro. Desde uma série inicial de álbuns que estabeleceram os finlandeses como principais candidatos, até o hino quase perfeito, de ponta a ponta, “Bringer Of Pain” de 2017 (o primeiro disco da banda sem o guitarrista fundador Anton Kabanen, agora do Beast In Black) e seu acompanhamento quase tão bom “No More Hollywood Endings” (2019), eles criaram o hábito de evitar os clichês usuais do Power Metal, injetando sensibilidades Pop em uma variedade extremamente diversificada de ideias musicais estrondosas e antigas e, graças à presença e aos talentos vocais da extraordinária Noora Louhimo, cada vez mais soam como a última palavra encharcada de um toque de riffs. E se isso soa como um montão de hipérboles excessivamente generoso – bem, Battle Beast faz um barulho tão alegre e despretensioso em “Circus Of Doom” que a análise inexpressiva parece totalmente inadequada. Autênticos misantropos à parte, este disco vai arrancar um sorriso de todos que o ouvirem.

Como a faixa de abertura proclama ruidosamente, o circo está chegando aqui na cidade. Os músicos do Battle Beast sempre foram grandes compositores, mas eles adotaram um som mais expansivo e claramente teatral desta vez, cumprindo a promessa exagerada do título do álbum no processo. Enfeites orquestrais abundam em “Circus Of Doom”, ao lado de alguns dos riffs mais pesados ​​que os finlandeses já tentaram e uma melodia enorme e espiral que, da melhor maneira possível, cheira a Broadway. É um começo de tirar o fôlego, e que instantaneamente amplia o brilho irresistível nos olhos coletivos desta banda: isso, ele diz, vai ser muito divertido.

E assim prova, com outra série deslumbrante de melodias de Metal absurdamente cativantes que podem fazer você se sentir um pouco melhor sobre o estado das coisas. “Wings Of Light” é uma batida letal e imediata de Battle Beast, com Noora atingindo notas que outros cantores de Heavy Metal só podem sonhar, e um refrão instantaneamente memorável de tamanho quase indecente; “Master Of Illusion” leva a banda de volta ao infeccioso território disco-metal, as vibrações AOR dos anos 80 no topo da agenda, mas ainda repleta de grandes riffs e quebras virtuosas; “Where Angels Fear To Fly” é uma balada de Power Metal exuberante e de ritmo médio, com um vocal de Noora que o prenderá à parede e uma seção intermediária brilhantemente macabra que configura perfeitamente um final explosivo e de cortinas fechadas. A enérgica e angustiante “Eye Of The Storm” é outro clássico da Battle Beast, mais uma vez com um refrão de enormidade inviável; “Russian Roulette” é uma mini-sinfonia impetuosa e propulsiva, repleta de eletrônica dos anos 80 e bateria sintetizada e, quase inevitavelmente, abençoada com outro refrão memorável e todos os enfeites de teatro musical. Impulsionado por um galope robusto, nada mais de metal, “Freedom” é uma das gemas mais brilhantes oferecidas: uma dose sacudida de exuberância pura que, como Noora declara estridentemente, oferece “metal para o seu soul” com muito mais intensidade do que os observadores casuais poderiam esperar. As três músicas restantes – “The Road To Avalon”, “Armageddon” e “Place That We Call Home” – são tão boas quanto as outras, cada uma ostentando um refrão colossal e vastas quantidades de convicção e, o mais importante, calor e boa vontade.

Não é uma noção particularmente radical: dez alegres músicas de Heavy Metal, tocadas com muito brilho e paixão, e se rendendo aos mais brilhantes tons sônicos. Mas agora, qualquer disco tão sem remorso em sua missão de entreter, libertar e elevar os espíritos merece todo o crédito do mundo.

Tracklist:

  1. Circus Of Doom
  2. Wings Of Light
  3. Master Of Illusion
  4. Where Angels Fear To Fly
  5. Eye Of The Storm
  6. Russian Roulette
  7. Freedom
  8. The Road To Avalon
  9. Armageddon
  10. Place That We Call Home

\m/ Long Live Rock! \m/

Deixe um comentário